Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009

Franz Kafka.

Fotografia de Franz Kafka retirada em 1906

Franz Kafka
Praga, 1883 - idem, 1924


Escritor checo em língua alemã. É um dos romancistas mais singulares do século xx. A sua obra está marcada por uma ruptura interior alimentada pela sua confusa identidade: de origem judaica, vive no fervor nacionalista centro-europeu e escreve em alemão. Por decisão do pai, com quem mantinha relações conflituosas, estuda Direito e trabalha ao longo de quase toda a sua vida numa companhia de seguros. Mas a sua complexa natureza não se adapta a esta rotina e dedica todo o tempo livre à obra literária. Mantém vários amores difíceis, dos quais há abundante informação nos seus diários e cartas. Doente de tuberculose, morre aos quarenta e um anos depois de ordenar a Max Brod, seu testamenteiro literário, que queime os seus manuscritos (coisa que este não faz).
Um dos seus primeiros livros é Um Médico da Aldeia, série de relatos que apresentam um universo angustiado, entre o sentimento e a decadência física e o peso da obra que ainda lhe fica por escrever. O Castelo é uma obra de plena maturidade. Em termos gerais, ao longo de toda a sua obra Kafka entrega-se à exploração do seu universo interior. A Metamorfose, O Processo, A Colónia Penitenciária, o Diário Íntimo e a Correspondência são os seus melhores escritos. Deixa várias obras inacabadas.
Quanto à técnica narrativa, na obra de Kafka o narrador confunde-se exactamente com a sua pessoa, isto é, praticamente desaparece. O romancista não domina o mundo que descreve, mas que o padece; isto explica a ausência de uma dimensão moral ou política na sua obra.

publicado por Admin às 01:21
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.últ. comentários

Este link não funciona. Por favor, coloque um novo...
cria um novo link por favor
http://youtu.be/jb3FvmaWtRo
Meu sonho è ter sexo com ela...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Si quieren ver mas de ella visiten: http://bootyc...
adoro documentarios !!!show de bola esse blog !!!!...
eu saquei o jogo mas nao consigo jogar, ele foi te...
em 1º lugar, para os que tem o minimo de conhecime...
blogs SAPO

.subscrever feeds